segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

FÉ É A ESPERANÇA

Nunca recebi tanta novena e rezas para fazer, já tem até uma "corrente" com reza todos os dias às 15:00hs, missas são encomendadas por meus parentes e eu estou até envergonhado com meus sentimentos de fé, que deveriam ser muito maiores do que o de todos eles, afinal essa doença não tem cura pelas mãos dos homens, o máximo que se consegue é uma sobrevida maior, viver só pela mão de DEUS.
Eu sou filho de uma família de católicos praticantes, fui habituado a frequentar a igreja, mas na fase adulta me afastei das missas, porém nunca deixei de rezar todas as noites.
Agora com essa situação e depois de passado todo o impacto dos primeiros momentos, vejo a necessidade de fortalecer o meu espirito e a fé em Deus, mais sei que isso é um processo também.
Como mortal que sou e sabendo que não tenho alternativa de cura pelas mãos dos homens, daí vem a minha vergonha, tenho pedido nas minhas rezas pela minha cura, e termino ficando desacreditado comigo mesmo, pois pareço ter passado óleo de peroba na cara, e como estou agora nessa situação recorro nas preces ao bom DEUS e seus pupilos. Não estou me sentindo bem com isso, mas não quero perder a única oportunidade que tenho.
Talvez em função desse meu momento a reza que mais gosto de fazer, todas as noites, é para o Santo Expedito, pois retrata o meu desespero e verdade de pensamentos:
Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade.
Tudo nesse processo é muito novo e fortíssimo, o que está em jogo é apenas o quando e assim como eu já consigo conversar sobre o que aconteceu e está acontecendo, a ponto de chamar esse tumor que “tinha” de Dino, vou conseguir buscar uma certa paz interior que me permita pedir, com fé, pela minha vida aos santos e a Deus.

4 comentários:

  1. Vejo que voce agora "comprou" outra briga: sua cara de pau em, repentinamente, começar a rezar e pedir A um deus que nunca tentou "conversar", que lhe conceda o milagre da vida.

    Este deus com forma humana, de barbas brancas, sentado numa nuvem brilhante, cercado de anjos e arcanjos, DETERMINANDO quem merece sua misericórdia, quem vai viver e até quando, quem vai morrer e de que doença, castigando e vingando-se dos maus, premiando e fazendo "justiça" aos bons, maniqueista, moralista, vingativo e tantas vezes injusto, eu tambem não acredito. Para mim é a forma que o homem interpretou que somos "sua imagem e semelhança" e encontrou a quem culpar pelas suas mazelas e sentir-se amparado quando está solitário e abandonado.

    Pois bem, coincidentemente, recebi de uma amiga o texto a que me refiro acima, de um filósofo holandês, Espinoza, que tem a mesma imagem que tenho de Deus. Portanto, meu amigo, não se preocupe em pedir a este deus do qual sente vergonha pela sua cara de pau, porque a força que pode lhe curar ou minorar suas dores não tem forma e, posto isto, lhe acho um crente!

    Porque quem passou a vida inteira construindo, criando filhos, amando, indignando-se,trabalhando, criando empregos, velejando e agora lutando pela vida, crê no verdadeiro Deus, cujo "filho", mandado à Terra, nada deixou escrito. A Instuição que dizem representá-lo foi criada por um homem como voce, que teve a cara de pau de negá-lo tres vezes, no momento mais difícil da sua breve vida... conta a lenda...rs.

    Portanto, meu amigo, voce tem toda legitimidade de pedir à Vida que lhe dê mais Vida! Não envergonhe-se do seu pedido porque voce fez por merecê-la: trabalhou a vida inteira, deu emprego à muita gente, nunca roubou ninguém (que eu saiba...rsrs), educou muito bem seus filhos, ama sua mulher e é um amigo sincero e solidário.

    Cada um exerce sua fé do jeito que acha que deve. Eu mesma, quando a coisa "aperta", também dou forma a deus e lhe peço que atenda meus desejos. Afinal, somos humanos. Culpa dele, que nos fez assim...rs

    Leia, POR FAVOR, este texto abaixo. Espero que ele consiga lhe ajudar como me ajudou.

    Beijos Alice

    ResponderExcluir
  2. Deus, segundo Baruch Espinoza

    “Pára de ficar rezando e batendo o peito! O que eu quero que faças é que saias pelo mundo e desfrutes de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.

    Pára de ir a esses templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo construíste e que acreditas ser a minha casa.

    Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias. Aí é onde Eu vivo e aí expresso meu amor por ti.

    Pára de me culpar da tua vida miserável: Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que eras um pecador, ou que tua sexualidade fosse algo mau.

    O sexo é um presente que Eu te dei e com o qual podes expressar teu amor, teu êxtase, tua alegria. Assim, não me culpes por tudo o que te fizeram crer.

    Pára de ficar lendo supostas escrituras sagradas que nada têm a ver comigo. Se não podes me ler num amanhecer, numa paisagem, no olhar de teus amigos, nos olhos de teu filhinho... Não me encontrarás em nenhum livro!

    Confia em mim e deixa de me pedir. Tu vais me dizer como fazer meu trabalho?

    Pára de ter tanto medo de mim. Eu não te julgo, nem te critico, nem me irrito, nem te incomodo, nem te castigo. Eu sou puro amor.

    Pára de me pedir perdão. Não há nada a perdoar. Se Eu te fiz... Eu te enchi de paixões, de limitações, de prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências, de livre-arbítrio. Como posso te culpar se respondes a algo que eu pus em ti? Como posso te castigar por seres como és, se Eu sou quem te fez? Crês que eu poderia criar um lugar para queimar a todos meus filhos que não se comportem bem, pelo resto da eternidade? Que tipo de Deus pode fazer isso?

    Esquece qualquer tipo de mandamento, qualquer tipo de lei; essas são artimanhas para te manipular, para te controlar, que só geram culpa em ti. Respeita teu próximo e não faças o que não queiras para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção a tua vida, que teu estado de alerta seja teu guia.

    Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é a única que há aqui e agora, e a única que precisas.

    Eu te fiz absolutamente livre. Não há prêmios nem castigos. Não há pecados nem virtudes. Ninguém leva um placar. Ninguém leva um registro.

    Tu és absolutamente livre para fazer da tua vida um céu ou um inferno. Não te poderia dizer se há algo depois desta vida, mas posso te dar um conselho. Vive como se não o houvesse. Como se esta fosse tua única oportunidade de aproveitar, de amar, de existir. Assim, se não há nada, terás aproveitado da oportunidade que te dei.

    E se houver, tem certeza que Eu não vou te perguntar se foste comportado ou não. Eu vou te perguntar se tu gostaste, se te divertiste... Do que mais gostaste? O que aprendeste?

    Pára de crer em mim - crer é supor, adivinhar, imaginar. Eu não quero que acredites em mim. Quero que me sintas em ti. Quero que me sintas em ti quando beijas tua amada, quando agasalhas tua filhinha, quando acaricias teu cachorro, quando tomas banho no mar.

    Pára de louvar-me! Que tipo de Deus ególatra tu acreditas que Eu seja?
    Me aborrece que me louvem. Me cansa que agradeçam. Tu te sentes grato? Demonstra-o cuidando de ti, de tua saúde, de tuas relações, do mundo. Te sentes olhado, surpreendido?... Expressa tua alegria! Esse é o jeito de me louvar.

    Pára de complicar as coisas e de repetir como papagaio o que te ensinaram sobre mim. A única certeza é que tu estás aqui, que estás vivo, e que este mundo está cheio de maravilhas. Para que precisas de mais milagres? Para que tantas explicações?

    Não me procures fora! Não me acharás. Procura-me dentro... aí é que estou, batendo em ti.

    * Baruch Spinoza (24 de novembro de 1632, Amsterdã — 21 de fevereiro de 1677, Haia) foi um dos grandes racionalistas do século XVII, dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes e Gottfried Leibniz. Nasceu em Amsterdã, nos Países Baixos, no seio de uma família judaica portuguesa e é considerado o fundador do criticismo bíblico moderno.

    ResponderExcluir
  3. Sábias palavras, Alice. Ratificam a tese de que qualidade é - e sempre será - melhor que quantidade. O que se aplica, sem dúvida, à vida que levamos, à história que construímos, aos sentimentos que compartilhamos.
    A.L., você está crescendo a cada dia, naquilo que escreve, na "desvergonha" de se expor, na simplicidade de colocar seus medos e na crescente aceitação de uma nova realidade. Mas não sem luta, como é seu estilo. Você é guerreiro. Construimos uma história juntos, e vamos continuar fazendo isso a quatro mãos, mesmo que o script exija algum pequeno ajuste ou desvio de rota. Faz parte. Vamos nos adaptar a ele, vamos improvisar, colocar nossos "cacos" no texto que estamos escrevendo. Tenha fé, que a esperança vem a reboque... E saiba: todos que, como eu, te amam de paixão, seremos seus parceiros nessa luta. Persevere. O Deus de Spinoza é justo e é pai. E um bom pai NUNCA desampara seus filhos.

    ResponderExcluir
  4. Ser feliz de uma forma realista é fazer o possível e aceitar o improvável , nós lhe desejamos toda a força do mundo para que vença mais esta batalha na luta diária que é viver , se o fardo lhe foi dado é porque Alguém sabe da usa força , da sua garra e do quanto você é brigão e não vai deixar nada lhe abater , nós estaremos aqui para lhe apoiar e fazê-lo levantar se for preciso , amigos são para todas as horas , a gente não faz amigos , reconhece-os. Geanne / Ricardo

    ResponderExcluir