domingo, 12 de fevereiro de 2012

4ª SEMANA DO TRATAMENTO

Na semana que passou (3ª) as coisas foram relativamente tranquilas. Meu cabelo está esquisito: a parte do local da cirurgia (lado direito) está completamente calva, mas segundo minha esposa já tem sinais de nascimento de novos cabelos nessa região (tomara!); na parte de cima eles estão caindo em ritmo mais lento, mas acho que cairão por completo. Vou ver como os cabelos se comportam na próxima semana para raspar tudo ou apenas rebaixar o que sobrou. Estou com alguns sinais de vermelhidão na área direita da cabeça, a orelha está um pouco inchada e a pele na junção da cabeça apresenta um pequeno ferimento, segundo os médicos natural ao processo - é até esperado que aumente um pouco.
Amanhã, segunda-feira, começo minha quarta semana de tratamento. Tenho um exame de sangue mais completo para fazer, graças a Deus os resultados anteriores tem sido ótimos, os efeitos dos medicamentos e processos foram mínimos e estou contando os dias para voltar à minha casa, restabelecer um pouco minha vida normal e me preparar para voltar e seguir com a segunda fase do tratamento.
Lá vem as minhas entranhas desse processo novamente e fico pensando, com base nos depoimentos que li pelo mundo afora, que será duro ter uma recidiva desse GBM. Aqueles que sobrevivem por mais tempo tiveram algumas, acho que isso é uma certeza. Paciência, espero nunca ter, viver anos e anos, mas se tiver, arranco ele novamente.
O que será que faz uma pessoa ter esse tipo de doença e outras não? Por que a ciência ainda não conhece essa informação? Será o interesse econômico? O Senador Kennedy morreu disso.
Não adianta falar em boa saúde, eu tinha - pelo menos os meus exames apontavam isso. Faço check ups rigorosos anualmente há mais de 25 anos, nos últimos três acrescentei a parte hormonal e sempre tive hábitos sadios. Bom,  espero estar por aqui ainda para ver a ciência explicar isso. Fato é que o câncer está se alastrando por nós muito rapidamente, tenho convivido com casos dos mais variados possíveis e em todas as idades.

2 comentários:

  1. Por gostar de voce, fico tentando imaginar o que está sentindo, embora, algumas vezes voce descreva seus sentimentos com a tranquilidade de quem está falando de outra pessoa. Espero que isto seja um sinal de lucidez, porque conhecendo voce, sei que não é nem um pouco fleugmático. Não sei se é romantismo ou ignorância mas, muitas vezes, também tenho a sensação que existe "algum" interesse econômico na cura desta doença. Os tais "procedimentos", remédios, etc, devem render fortunas aos laboratórios e, infelizmente, a quem os prescrevem (ainda bem que existe muita gente que os prescrevem corretamente...rs) Entretanto, ja li uma entrevista de um cientista nas páginas amarelas da VEJA ou ISTO É que explicava uma das dificuldades de encontrar a cura do câncer, que eu na minha santa ignorância, achei muito lógica: Se o câncer é o crescimento desordenado das células, se acharmos uma forma de ordená-las, estamos descobrindo o enigma da vida. Se não estou enganada, foi algo nesta linha. Então, o que a Ciência consegue fazer? A profilaxia, em alguns orgãos, se a descoberta for prematura, a extirpação cirúrgica quando o tumor é operável, a postergação da vida através dos milionários procedimentos e outras técnicas que acho temerário da minha parte, LEIGA COM LETRAS MAIÚSCULAS, ficar especulando. E ainda existem milhares de tipos de tumor que demandam outras milhares de formas de tratamento.
    Mas, meu amigo, há o imponderável, que é a força da nossa mente, a existência de criaturas iluminadas que "vivem" em outros planos e mudam os "planos" das nossas vidas. Voce é um exemplo desta força invisível e poderosa. Pensei que iria, somente, espernear. Sei que esperneia mas não perde a esperança e a capacidade de busca.
    Boa sorte nos seus exames
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Você como sempre firme e forte a cada postagem, não só assídua mas sempre com uma palavra de incentivo. Que benção de Deus são os bons amigos!!

    ResponderExcluir